domingo, 28 de abril de 2013

As famosas Pilhas

Você já ouviu falar de pilhas? (me refiro a estrutura de dados)

A estrutura de dados pilha pode parecer simples e inofensiva, porém em certos contextos, principalmente em problemas específicos da maratona de programação, a implementação de uma pilha pode ser fatal.
Um exercício aparemente difícil se torna fácil com uma pilha.

Uma prova? O exercício Ácido Ribunocléico Alienígena é um problema que caiu na maratona alguns anos atrás, e é um dos tópicos mais acessados deste blog, por viajantes do google a procura de resoluções do mesmo. Na época, eu não conhecia a implementação em pilhas, e nem eu lembro como resolvi, mas garanto que hoje eu resolveria algo parecido em metade do tempo só implementando uma pilha.

O link do exercicio, caso esteja curioso, é esse: http://www.urionlinejudge.com.br/judge/problems/view/1242

Meu objetivo não é explicar aqui como funciona o conceito de pilhas, mas sim dizer que esse conceito existe.
Tem bastante material na internet, então procurem um pouco, e saibam que esse exercício pode ser resolvido, de forma ridiculamente fácil, utilizando pilhas.

Alguns outros exercícios que utilizam pilhas podem ser encontrados no site URI, na aba de estrutura de dados dos problemas.

Por hoje é só, estudem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário