quarta-feira, 1 de agosto de 2012

#1 Exercício - Gols!

Nome: Gols!
Link: http://br.spoj.pl/problems/GOLSMG/
Dificuldade: 7/10
Linguagem: C++
Tempo atingido: 4.04
Memória usada: 6.4M
Colocação alcançada: 4
Tentativas: 8

Comentário:
Ufa, essa eu passei um sufoco, mas com muita paciência em procurar os erros mínimos e crucias eu consegui resolvê-lo.
Esse foi o primeiro exercício a ser resolvido por mim após iniciar o blog, e pensei nesse modelo de postagem para auxiliar quem deseja saber algo a respeito da minha tentativa de solução, e também para meu próprio arquivo.

Dicas:
- Esse exercício pode exigir um pouco de experiência e lógica apurada do programador, portanto recomendo para quem já é mais experiente na área.
- Eu não utilizei de nenhum algoritmo ou estudo conhecido para resolvê-lo, e se alguém souber de algum pode comentá-lo aqui para que todos saibamos.
- O exercício utiliza este sistema de janelas para delimitar a área de busca do menor e maior valor, o que por um lado pode parecer facilitar as coisas, por outro lado pode acabar com o seu tempo limite, que foi o que aconteceu comigo no início.
- O principal truque é não fazer a busca completa quando não necessário. Pensem bem nisso, e descubram quando é ou não necessário fazer a busca completa pela janela. Essa é uma dica essencial para não estourar o tempo.
- O espaço da memória também foi um problema, talvez só para mim que não saiba lidar muito com isso. Aconteceu que em meu computador a memória faz com que o programa trave, por isso eu diminui o tamanho máximo de de partidas apenas em meu computador, e quando postei eu aumentei para o tamanho pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário